Atualmente, vivenciamos um período mundialmente complicado: a pandemia do coronavírus.

Assim, sabemos que uma das perguntas que muitas pessoas devem estar se fazendo é sobre como investir em medidas protetivas para evitar o contágio e promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida para todos que utilizam um mesmo espaço.

contágio

A preocupação com a higiene, a adoção de hábitos saudáveis e o isolamento domiciliar fez com que as pessoas começassem a pensar sobre o poder dos vírus e das bactérias nas superfícies e nos ambientes, tais como corrimãos, controle-remoto, maçanetas e muitos outros. É possível intervir nessa proliferação por meio da arquitetura? Como ela pode auxiliar a reduzir o contágio?

Sabemos que não há como criar um ambiente 100% imune ao contágio, no entanto, há várias formas de intervirmos nesse aspecto. Se avaliarmos desde o início do projeto, podemos sempre pensar em aberturas maiores ou à disposição dos ambientes para promover uma ventilação natural, por exemplo.

Trouxemos, no caso desta matéria, algumas ideias simples e interessantes que servem de inspiração para serem utilizadas em espaços já construídos. Elas podem evitar a proliferação de bactérias, vírus e outros — seja em um estabelecimento residencial ou comercial, auxiliando na prevenção dos usuários desse espaço.

Veja quais são elas!

1. Torneiras automáticas

As torneiras inteligentes (automáticas) são acionadas de duas maneiras: por pressão ou por um sensor. Além de evitar o contágio, trazem o grande benefício para o seu cliente de  reduzir o consumo da água em até 70%. Se o acabamento for de metal cromado, ainda garante mais resistência e durabilidade, contribuindo ainda mais para o sucesso do seu projeto.

2. Secadores de mão automáticos: evitando ao máximo o contágio

Os secadores de mão automáticos são ótimas alternativas para promover a sustentabilidade (evitando o consumo excessivo de papel) e também para evitar o contágio.

Eles necessitam apenas de um ponto elétrico e têm seu acionamento por meio de sensores automáticos. Dependendo do modelo, podem ser instalados com ar quente ou frio.

O bacana é que existem desde aqueles modelos grandes (que verificamos em shoppings) até os menores e mais discretos. Tudo é planejado de acordo com a necessidade do cliente, assim, garantindo mais bem-estar e segurança.

3. Fechaduras com reconhecimento facial: ideias interessantes para projetar uma casa

Ao projetar, quando se adquire opções de automação da residência, saiba que uma alternativa interessante é investir em fechaduras com reconhecimento facial. Elas evitam o manuseio com as mãos, evitando assim o contato.

Além disso, como o nome sugere, elas promovem o reconhecimento biométrico da face, fornecendo mais segurança no destravamento das portas.

4. Eletrônicos e dispositivos controlados por comando de voz: uma ideia interessante para evitar o contágio

As casas tecnológicas e sustentáveis estão sendo cada vez mais procuradas, afinal, elas representam um sonho de futuro. Então, dispositivos como o Google Home e Amazon Alexa são algumas ideias, pois integram secretárias virtuais por comandos de voz. Dessa maneira, conectam os serviços eletrônicos.

Isso faz com que o seu cliente possa ouvir música, acompanhar a previsão do tempo, fazer compras, acender e deslizar a luz e gerenciar outras atividades apenas por comandos de voz.

Você gostou de conferir as nossas 4 ideias para projetar uma casa evitando ao máximo o contágio? Se sim, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais!